quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Escrituração Zootécnica - VII

::
Na terceira parte deste artigo concluímos, definitivamente, que a finalidade da Escrituração Zootécnica e o que interessa ao criador são as informações geradas a partir dos dados coletados em campo (fazenda). Mas, de que dados estamos falando? Quais, quantos e de que tipos? Didaticamente, podemos agrupar esses dados da seguinte maneira: (1) Identificação; (2) Desenvolvimento; (3) Reprodução; (4) Sanidade; (5) Avaliação; e (6) Manejo.

4. Sanidade:

Entende-se por pecuária de resultado aquela assentada sobre o tripé saudável: Nutrição, Sanidade e Genética. O desequilíbrio de qualquer uma dessas pernas implica perdes consideráveis e até mesmo fracasso do negócio. De nada adianta boa pastagem e animais de alto valor genético se estes estiverem doentes.

O manejo sanitário consiste num conjunto de práticas específicas e sistemáticas destinadas à prevenção de doenças e a manutenção da saúde e do bem-estar do animal. Para isso é necessário que sejam adotadas, sistematicamente, medidas de higiene e de profilaxia sanitária e, também, medidas de profilaxia médica.

Uma das principais atividades do correto manejo sanitário é o registro das ocorrências de doenças dentro do rebanho. O registro, por sua vez, para produzir resultados (informações) precisa conter: (1) nome da doença; (2) número do animal doente; (3) data da ocorrência; (4) medicamento aplicado; (5) resultado do tratamento. Esses dados formarão a base que servirá para a geração informações úteis que auxiliarão no correto manejo sanitário.

Dentre as medidas preventivas importantes destacam-se as vacinações periódicas contra os seguintes patógenos: Clostridiose, Febre aftosa, Brucelose, botulismo, raiva, ceratoconjutivite, gangrena gasosa, carbúnculo hemático, leptospirose, pasteurelose.

Das medidas curativas, destacam-se as vermifugações periódicas e estratégias; o combate aos carrapatos, aos bernes e à mosca do chifre, entre outras. Contra os helmintos são aplicados medicamentos com os seguintes princípios ativos: Ivermictina, Tiabendazol, Mebendazol, Cambendazol, Oxfendazol, Fembendazol, Oxibendazol, Levamisol, Febantel, Doramectina, Pirantel, entre outros.

O software Capataz® dispõe de recursos que permitem ao criador exercer rígido controle sobre as práticas sanitárias. De praxe, os formulários para registros dos tratamentos realizados são amigáveis e muito fáceis de usar. Pouquíssima digitação, pois os dados, em sua maioria, são inseridos utilizando-se os recursos ‘Downchoice’ e ‘Downderevedchoose’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário