segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Bovino: Gauro

O Gauro (Bos, Gaurois anteriormente Bibos) é uma espécie primitiva de bovino que vive na Ásia do Sul e do Sudeste Asiático. As maiores populações são encontradas hoje na Índia. O Gauro pertence à subfamília Bovinae, que também inclui o bisonte, o gado doméstico, iaque e búfalo de água. O Gauro é a maior espécie de gado selvagem, maior do que o búfalo Africano, água búfalo selvagem ou bisões. É também chamado de seladang ou, no contexto do turismo de safari, o bisonte indiano. A forma doméstica do Gauro é chamado Gayal ou mithun.

Os machos têm um corpo muito musculoso, com uma crista dorsal distintivo e uma barbela grande, formando uma aparência muito poderoso. As fêmeas são sensivelmente menores, e os seus cumes dorsal e barbela são menos desenvolvidos. O casaco castanho escuro é curto e denso. Há uma papada sob o queixo que se estende entre as pernas da frente. Possuem uma corcunda no ombro, especialmente pronunciada nos machos adultos.

O Gauro tem um bezerro (ou ocasionalmente dois), após um período de gestação de cerca de 275 dias. Os bezerros são desmamados normalmente depois de sete a doze meses. A maturidade sexual ocorre no segundo ou terceiro ano. A vida útil de um Gauro em cativeiro é de até trinta anos.

O Gauro alimenta-se principalmente em gramíneas, ervas, arbustos e árvores, com a preferência de alta para as folhas. O Gauro gasta 63% do seu tempo na alimentação diária. Pico de atividade alimentar foi observada na parte da manhã entre as 6:30 - 8h30 e à noite entre 5:30-6:45. Durante as horas mais quentes do dia entre 1:30-3:30, eles descansam, à sombra de grandes árvores.

O Gauro consume a casca de Tectona grandis (Tectona) e castanhas de caju (Anacardium occidentale) na estação do verão, talvez devido a uma insuficiência de grama verde no verão. O Gauro também são conhecidos por se alimentam da casca de espécies arbóreas, incluindo Adina cordifolia, antidysentrica Holarrhena e natoniana Wendlandia.

O Gauro pode emagrecer devido à escassez de comida preferida, a falta de minerais e oligoelementos necessários para sua alimentação, ou para a manutenção de uma fibra de ótima / proteína para uma boa digestão de alimentos e de melhor assimilação dos nutrientes.

O Gauro procura espécie de teca e casca fibrosa no verão como a erva verde e recursos herbáceo seco. Altas concentrações de cálcio (22.400 ppm) e fósforo (400 ppm) foram relatados em casca de teca, para o consumo de casca de teca pode ajudar os animais para satisfazer os minerais e as necessidades alimentares.